16 de Outubro de 2024.
Diretório Municipal PSB
Cidade de Jundiaí/SP
O Partido Socialista Brasileiro – PSB – Jundiaí, SP, que há mais de 38 (trinta e oito anos) tem participado e contribuído de forma decisiva para crescimento sustentável da cidade de Jundiaí, vem atuando tanto nas diversas áreas, como Educação, Cultura, Esportes, Transportes, Habitação, DAE, CIJUN, quanto, por anos, fortemente, no Parlamento.
Estamos participando das eleições mais importantes para as pessoas: a eleição municipal.
As pessoas moram no município, esse é o “locus” dos debates políticos, em que a disputa só faz sentido se a pauta principal for do interesse da população.
As disputas políticas e partidárias importam, porém a cidade importa muito mais. É nela que tudo acontece, como as demandas pela creche, pela saúde, pela moradia, pela cultura, pelo esporte e pelo lazer, pelo transporte, pela educação pública gratuita e de qualidade, pelo meio ambiente, pela mobilidade urbana, pela segurança e por tantos outros fins.
O PSB – como instituição política integrante do cenário político local – foi procurado pelo candidato José Antônio Parimoschi com o intuito de abrir discussão, visando à possibilidade de apoio do PSB a sua candidatura ao cargo de prefeito no segundo turno.
As tratativas ocorreram e vários assuntos foram abordados, dentre eles a possibilidade de a candidatura Parimoschi absorver vários pontos das Propostas de Governo elaboradas pelo PSB, as quais pudessem fazer parte da proposta do candidato. O senhor Parimoschi avaliou como positivo o atendimento das demandas do PSB, na medida em que houve concordância de objetivos em várias áreas, sempre visando à melhoria das condições de vida da população, principalmente, daqueles que mais precisam do apoio do “Estado Municipal”.
O prefeito Luiz Fernando Machado e o candidato Parimoschi foram ouvidos por membros do Diretório, circunstância em que todos os pontos foram discutidos.
Propostas foram levadas ao Diretório Municipal do PSB, instância decisória do Partido, no qual todos os membros presentes se manifestaram. Três delas foram encaminhadas e a que obteve a maioria de votos foi a de atender à solicitação do candidato Parimoschi, ou seja, o PSB decidiu apoiar a candidatura, uma vez que o candidato Parimoschi comprometeu-se a incorporar às suas propostas de governo pontos da proposta de Governo, elaborada pelo PSB, os quais são de interesse da população jundiaiense.
O candidato também se comprometeu em, se eleito, realizar uma governança que defenda os direitos humanos, contra qualquer forma de preconceito, a Democracia, e o governo de frente para a população.
O Estado Municipal tem a responsabilidade, como ente federado, de cuidar do cidadão. As pessoas moram no município e é ao prefeito que elas procuram nos seus momentos de necessidade, independente da cor política do prefeito. A instância municipal é onde o fazer político transcende a ficção e torna-se realidade. Governar só terá sentido se o fizermos ouvindo os reclamos da população. Governar de frente para a população é compartilhar, especialmente, com aqueles que precisam de fato do governo municipal.
A governança municipal, além de entender e atender os mais carentes na oferta de serviços públicos essenciais, tem o dever de contribuir para com o estado democrático de direito do País, o de promover a consolidação da democracia representativa, e, dentro dos limites da lei, o de promover a democracia participativa, na qual o povo tenha voz e voto.
Só a Democracia permite que, mesmo diante da diversidade política, possamos buscar o consenso, a nossa cidade paira acima de qualquer questão político-partidária, isso pode ser feito sem que se arranhem os princípios de cada um de nós.
Najara Andrés Costa da Trindade
Presidente PSB Jundiaí/SP