Tem 34 anos, é advogado formado pela Universidade Católica de Santos e foi eleito com mais de 100 mil votos em 2022 para o seu terceiro mandato parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). É autor da Lei Estadual 17.618/23 que inclui a cannabis medicinal no SUS (Sistema único de Saúde), propositura pioneira e inovadora sancionada no início de 2023 pelo Executivo Paulista e que deve servir de referência para outras assembleias legislativas do País.
Nasceu em Santos, litoral de SP, mas foi em São Vicente que construiu a sua vida e onde reside com a sua esposa Fernanda e a sua filha Laura. É filho da professora Lúcia França e do atual ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (vice-governador do estado de São Paulo no período de 2014 a 2017 e governador em 2018).
Iniciou sua trajetória parlamentar na Alesp em 2015, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez com 123.138 votos, obtendo votação em 413 municípios, considerado o mais jovem parlamentar da casa legislativa e o mais votado do PSB.
Na última legislatura (2019-2022) foi eleito presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por unanimidade. Coordenou as Frentes Parlamentares de Apoio aos Municípios da Baixada Santista e do Vale do Ribeira e de Adoção. Foi vice-presidente da CPI de venda de animais e presidente da CPI das Fake News.
Lutou com o segmento das Pessoas com Deficiência (PcD), quando o governo estadual alterou as regras de isenção do IPVA, travando uma longa batalha até que o Executivo recuasse de sua posição, o que ocorreu no final de 2021. Na oportunidade encaminhou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) à Executiva Estadual do PSB, que conseguiu anular a cobrança de IPVA para veículos de PcDs no estado de São Paulo.
Desde o primeiro mandato, com a aprovação da lei estadual nº 16.785/18, do nome afetivo, também se dedicou pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes, visando o fortalecimento do processo de adoção e da cultura do acolhimento domiciliar.
Nesta 20ª legislatura (2023-2026) quer trabalhar pela retirada de projetos estruturantes do papel, pela geração de emprego e renda e melhoria da economia paulista. O compromisso do novo mandato é com a sustentabilidade, inclusão social, diversidade, igualdade de direitos, educação, saúde e preservação da dignidade humana.
Caio França
Deputado Estadual
34 anos. Pai e Marido. Advogado. 3x Deputado Estadual. Líder do PSB na ALESP. Autor da lei que inclui a cannabis medicinal no SUS. Conselheiro do Santos FC.